quarta-feira, 3 de julho de 2013

Especialista diz que parte dos acidentes em obras acontece por falta de planejamento

A falta de critérios para o planejamento de obras no Brasil e nos demais países da América Latina é um fator que contribui para o aumento do registro de acidentes graves, como o que aconteceu no anel viário de Piracicaba, nesta segunda-feira. A afirmação é do professor do curso de engenharia civil da Metrocamp, Flávio Henrique Lintz. Na ocasião, uma viga de sustentação que estava sendo instalada cedeu e matou pelo menos três funcionários, que ficaram prensados pela estrutura metálica no fundo do Rio Piracicaba. Outros dois trabalhadores continuam desaparecidos. Cinco homens se feriram e foram encaminhados para hospitais de Piracicaba. Três deles já tiveram alta médica e outros dois continuam internados, com o quadro de saúde estável.

De acordo com o professor Flávio Henrique Lintz, as obras no Brasil não seguem um planejamento pré-estabelecido, com normas técnicas que poderiam prevenir alguns acidentes. O professor de engenharia civil da Metrocamp afirmou ainda que o planejamento das obras no Brasil é de competência apenas das construtoras. Flávio Henrique Lintz acredita que esse papel poderia ser de responsabilidade de um órgão específico. O corpo de bombeiros de Piracicaba continua trabalhando na busca pelos trabalhadores desaparecidos.

Fonte: CBN

A ValenteRocha Risk Solutions pode contribuir na estruturação de um plano de gerenciamento de riscos e com um programa de seguros de riscos para garantir o empreendimento de engenharia. Desde o projeto, passando pela execução, entrega e responsabilidade pela solidez após a entrega, a ValenteRocha pode auxiliá-lo a blindar seus negócios de imprevistos. Entre em contato com a ValenteRocha e conheça o que podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário